A Prefeitura de Uberlândia e a Polícia Militar (PM) firmaram na tarde desta quarta-feira (20) um convênio para que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) atue em conjunto em atividades de educação e de fiscalização no trânsito em Uberlândia até 2020. Com a parceria, serão criadas as Unidades Integradas de Trânsito (UIT).
De acordo com o Executivo, o convênio foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, e pelo comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), Cláudio Vítor Rodrigues Rocha. O evento aconteceu no Centro istrativo Municipal.
Ainda segundo a prefeitura, a parceria segue um exemplo da já adotada entre PM e Executivo em Belo Horizonte.
“É uma parceria importantíssima, que trará mais qualidade ao nosso trânsito e beneficiará toda a população da cidade, ocasionando mais segurança aos motoristas, ageiros, pedestres e usuários do transporte coletivo”, explicou o prefeito Odelmo Leão.
O vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, disse que Uberlândia tem, atualmente, cerca de 450 mil veículos em circulação, o que significa a média de um veículo para cada 1,4 pessoa.
Fiscalizações e eventos educativos realizados após a parceria deverão seguir o Código de Trânsito Brasileiro e legislações municipais. O Município é o responsável pelo estabelecimento das diretrizes do trabalho conjunto, bem como pelo treinamento aos policiais nesta área por meio da Settran. O recurso municipal também poderá ser utilizado pela PM para execução de cursos e aquisição de viaturas que possam ser usados nas ações.
Entenda as mudanças
1.600 militares serão credenciados para execução e aplicação das medidas relativas ao trânsito no Município, como realização de blitz e eventos educativos. Desse total de militares, 60 estarão disponíveis exclusivamente para atuar na área de forma cotidiana.
Município reará R$ 80 mil mensais para a PM.
PM deverá adquirir materiais de escritório e equipamentos necessários para que os policiais atuem no trânsito junto aos agentes municipais.
PM e Município devem colaborar na troca de informações coletadas em ocorrências para elaboração de políticas públicas na área do trânsito.
|