Com as últimas voltas para lá de emocionantes, o brasileiro Helio Castroneves venceu pela quarta vez a histórica corrida das 500 Milhas de Indianápolis disputada neste domingo (30). Além de beber o tradicional leite no pódio e ter o rosto estampado mais uma vez no troféu Borg Warner, Castroneves vai levar outro prêmio que faz parte da tradição da Indy 500: o pace car ou carro de segurança. E nesta 105ª edição da prova, o carro escolhido foi o Chevrolet Corvette Stingray conversível.
O esportivo traz a carroceria na cor branco Arctic (com alguns detalhes em preto) e o interior com couro Nappa, volante revestido de Alcantara e inserts em amarelo. Mas, claro, a grande atração é o motor V8 6.2 aspirado com pouco mais de 500 cv e 67 kgfm de torque.
Com câmbio de dupla embreagem e oito marchas e tração traseira, o 0 a 100 km/h é digno de competir com esportivos europeus: 2,9 segundos, de acordo com a marca. O pace car ainda incorpora o pacote opcional Z51, que adiciona suspensão e escapes esportivos, freios Brembo, diferencial de deslizamento limitado e pneus Michelin Pilot Sport 4S. O visual também fica mais agressivo com alguns penduricalhos aerodinâmicos em fibra de carbono.
É a segunda vez que essa geração do Corvette, conhecida como 8, é o carro de segurança da principal etapa do calendário da Fórmula Indy. No ano ado, o esportivo era vermelho e na versão cupê. É a oitava aparição do modelo como um pace car da Indy 500. A primeira vez foi em em 1978. É também o primeiro Corvette conversível desde 2008, além de ser a 32ª vez que um Chevrolet se posiciona à frente dos 33 carros no grid de largada.
O piloto brasileiro de 46 anos já havia faturado a prova em outras três oportunidades: 2001, 2002 e 2006. Na primeira, o carro de segurança era o excêntrico Oldsmobile Brava, um SUV V6 de pouco mais de 270 cv. Já a terceira foi com um Corvette de quinta geração (C5) com motor V8 5.7 de 350 cv de potência.
O Corvette não é vendido oficialmente no Brasil, mas é possível encontrar algumas unidades rodando pelas ruas brasileiras que foram importadas de forma independente. Nos Estados Unidos, a variante conversível parte de pouco mais de US$ 68 mil e o pacote Z51 adiciona outros US$ 6 mil.
|